TOP

Seca: 85% dos municípios do RN estão em estado de calamidade

 

A situação volumétrica dos reservatórios do RN é preocupante. A escassez de água nos açudes, barragens e lagoas tem afetado as zonas rurais do estado e 142 munícipios, dos 167, estão em estado de calamidade por causa da estiagem, que é considerada a pior dos últimos 30 anos. A seca prejudica não só a produção agrícola e pecuária, como também o consumo humano e animal.

Na Bacia Piranhas/Assu, a barragem Eng. Armando Ribeiro Gonçalvez, com capacidade de 2,4 bilhões de metros cúbicos, tem armazenado em seu reservatório 1,2 bilhões de metros cúbicos (52,23%), de acordo com sua última medição deste ano, em 14 de janeiro. O reservatório Pau dos Ferros está com 21% da capacidade, Boqueirão de Parelhas com 37% e Sabugi com 22%.

Reservatórios como Bonito II, Flechas, Pilões e Lucrécia estão em situação crítica, com o nível de água abaixo de 20%. A barragem Itans, que tem capacidade de 81,5 milhões de metros cúbicos está funcionando com apenas 26,2 milhões (32%). O reservatório Santa Cruz do Apodi está com 58,8% do nível de água que comporta (tem capacidade de 599 milhões de m³ e está com 353 milhões de m³).

De acordo com o deputado Fernando Mineiro (PT) é preciso implementar um plano de gestão de águas e ações a médio e longo prazo com obras estruturantes, principalmente na questão da estiagem. “Grande parte dos municípios já estão em colapso e se não tiver uma ação neste sentido, com o tempo, a situação vai se agravar ainda mais”, disse.

Fonte: Assessoria do Mandato

0 comentários: